2 de Outubro de 2008
Segundo João Faria, presidente da CCDR Algarve "a iniciativa é um contributo para que cada região valorize os seus atributos na escala europeia e global. O mar é estratégico para a região: não só pela pesca, mas também por todas as actividades relacionadas, desde a náutica de recreio à investigação em biologia marinha".
Neste sentido, a aposta Regional no Mar deve ser encarada como uma área prioritária, procurando-se encontrar respostas adequadas, capazes de materializar em projectos as oportunidades identificadas. Nesse sentido, a estratégia regional 2007-2013 e o PO Algarve 21, aposta no cluster do Mar enquanto estratégia de agregação de investimentos inovadores e na reestruturação do sector, em particular no sector da náutica e reparação naval e em empresas capazes de associara a investigação e o desenvolvimento de novos produtos.
A Conferência de Olhão abordará o tema "Os Clusters Marítimos e o Desenvolvimento Regional" e é uma das iniciativas que se realizam em Portugal integrados nos sextos "OPEN DAYS – Semana Europeia das Regiões e dos Municípios".
No total, 217 regiões e municípios de 32 países europeus tomarão parte nos OPEN DAYS de 2008, com cerca de 250 eventos locais, que vão dos debates políticos a festivais culturais e estão previstos por toda a Europa até Outubro.
Bruxelas é o centro dos OPEN DAYS – Semana Europeia das Regiões e dos Municípios. De 6 a 9 de Outubro receberá 140 seminários e workshops especializados para 5 000 decisores políticos, peritos e representantes da banca, da actividade económica e da sociedade civil da UE e regionais. Partilharão as suas primeiras experiências da aplicação dos novos programas de desenvolvimento regional, que montam a 500 mil milhões de euros em financiamentos da UE e nacionais.
Os OPEN DAYS de 2008 são organizados pelo Comité das Regiões da UE, a Comissão Europeia e as regiões e municípios parceiros.
Entre os 32 países europeus que tomam parte na iniciativa estão 26 Estados Membros da UE, a Turquia, a Croácia, a Noruega, a Suíça e – pela primeira vez – a Bósnia Herzegovina e a Islândia. A França tem o maior número de parceiros, 22, seguida pela Itália e pela Espanha (19), o Reino Unido (18) e a Polónia (17). Espera se que contribuam para este evento representantes da China, da Rússia, do Brasil e da Sérvia.