Está aqui

PROVERE são assinados a 29 de Julho

A atribuição do reconhecimento dos Programas de Valorização Económica de Recursos Específicos (PROVERE), como Estratégias de Eficiência Colectiva do QREN, será realizada em cerimónia pública, no próximo dia 29 de Julho, quarta-feira, pelas 11 horas, no Centro de Congressos de Lisboa, numa iniciativa do Ministério do Ambiente do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional.

Os 25 contratos de reconhecimento, no plano nacional, serão assinados pelas entidades promotoras, na presença do Ministro do Ambiente do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia.

A Região do Algarve apresenta dois PROVERE: Âncoras do Guadiana e Algarve Sustentável, Desenvolvimento Sustentável das Áreas de Baixa Densidade do Algarve.

O programa contará ainda com a presença do Gestor do PO Algarve 21, João Faria, e do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Rui Nuno Baleiras.

As iniciativas PROVERE, a financiar no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional, visam a promoção de consórcios locais ou regionais de entidades públicas e privadas, orientados para a melhoria da competitividade de territórios de baixa densidade populacional, institucional e empresarial. A valorização económica de recursos distintivos dos territórios -naturais, culturais, patrimoniais, simbólicos, agro-alimentares ou outros – constitui o objectivo fundamental da estratégia do PROVERE.

Por último recorde-se que no anterior Quadro Comunitário de Apoio, (QCA) 2000-2006 a Baixa Densidade e o Interior do Algarve beneficiaram de significativos incentivos europeus no âmbito do Programa de Revitalização das Aldeias do Algarve através do PROAlgarve.