Está aqui

PROVERE promove parcerias com privados

O gestor do PO Algarve 21 e presidente da CCDR Algarve, João Faria, participa no próximo dia 16 de Junho ao lado do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Seruca Emídio, numa sessão pública de apresentação de mais um programa financiado pelo novo ciclo de fundos comunitários QREN 2007-2013 que numa primeira fase vai financiar projectos destinados a combater a desertificação e, simultaneamente, valorizar o património cultural e as tradições locais.

Trata-se do PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, que estará unicamente acessível a parcerias público - privadas e apenas a projectos centrados nas áreas menos povoadas da região.

O programa destina-se a parcerias entre empresas, associações empresariais, municípios e instituições de ensino, designadamente, pretendendo estimular “iniciativas orientadas para a melhoria da competitividade territorial de áreas de baixa densidade (AIBT) que visem dar valor económico a recursos endógenos e tendencialmente inimitáveis do território”, dando como exemplo os recursos naturais, o património histórico e os saberes tradicionais.

De acordo com as regras estabelecidas no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), o limite máximo de investimento elegível por projecto estabelecido para o Algarve para as Acções Preparatórias é de 50 mil euros, sendo a taxa de co-financiamento de 65%. A primeira fase do concurso está aberta até 11 de Julho.

O seminário de apresentação irá decorrer em Loulé, na sala da Assembleia Municipal, na segunda-feira, dia 16 de Junho a partir das 14 horas. O programa e inscrições estão disponíveis Online.

Recorde-se que no anterior QCA 2000-2006 a baixa densidade e o Interior do Algarve beneficiaram de significativos investimentos comunitários no âmbito do Programa de Revitalização das Aldeias do Algarve do PROAlgarve.