Está aqui

Procura recorde nas candidaturas ao Incentivos às Empresas QREN

Separadores primários

A procura das empresas à primeira fase de 2012 das candidaturas ao Sistema de Incentivos do QREN que encerrou no final de Abril, superou todas as expetativas. No total foram recebidas 81 candidaturas ao Programa Operacional do Algarve (PO Algarve 21) do QREN, que representam 65 milhões de euros de investimento, para a região do Algarve.Estes números ultrapassam todos os anteriores concursos.

Na atual conjuntura económica em que assistimos a uma contração do crédito bancário, a iniciativa privada tem vindo a manifestar crescente interesse pelas oportunidades de financiamento disponibilizadas pelo QREN.

Com instrumentos de financiamento orientados para vários setores de atividade, com natureza de incentivo reembolsáveis (sem juros) e não reembolsáveis, com prazos de financiamento até 10 anos e carências de capital de 3, os fundos europeus do QREN constituem uma boa alternativa para aumentar a competitividade e para cofinanciar o investimento do tecido empresarial.

As 81 candidaturas estão agora em análise pelos organismos intermédios e posteriormente serão submetidas à apreciação da Comissão Diretiva do PO Algarve 21.

Recorde-se que o Programa Operacional está a apoiar intervenções em 262 empresas, das quais 115 têm projetos aprovados nos Sistemas de Incentivos e as restantes no âmbito das linhas de crédito PME Investe I e II.