Está aqui

«PORTUGAL 2020» prepara novo quadro de fundos comunitários

Separadores primários

A exposição «Portugal 2020, Novo Ciclo de Apoio ao Crescimento Económico e ao Emprego, perspectivas para um novo QREN», produzida pelo IFDR em parceria com a Rede de Comunicação do QREN, encontra-se patente ao público de 15 de Fevereiro a 29 de Março na sala de exposições da CCDR Algarve em Faro.

A mostra é composta por boas práticas concretizadas a nível nacional em linha com o horizonte de intervenção 2014-2020.

O evento decorre no quadro da preparação da Estratégia de Ação Regional para o próximo período de programação de fundos comunitários na sequência da elaboração do primeiro exercício de Diagnóstico Prospectivo enriquecido pela recolha de contributos dos parceiros regionais dos diversos sectores e da reflexão realizada sobre a região. 

Os «três pilares fundamentais» da estratégia para os próximos sete anos, são centrados no crescimento inclusivo, sustentável e inteligente, e como refere o Presidente da CCDR Algarve, Engº. David Santos, a Região deve centrar a sua aposta nos recursos endógenos, com particular relevo para as áreas do Mar, da Terra e do Turismo. 

Assim, os fundos serão orientados, por exemplo para a criação de emprego, para o apoio às empresas, à transferência da investigação para o mercado, à eficiência energética e alterações climáticas e às intervenções integradas e sustentáveis nas cidades. 

O QREN - Quadro de Referência Estratégica Nacional de 2014 - 2020 está neste momento em negociação e o Algarve poderá vir a figurar como Região de Transição, entre as Regiões mais desenvolvidas( Lisboa e Madeira) e as menos desenvolvidas (Açores, Norte, Centro e Alentejo).