Está aqui

Novos projectos de regeneração urbana, competitividade e Inovação são resultado de parcerias

Separadores primários

Com o objectivo de divulgar as intervenções do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o PO Algarve 21 e o Instituto para o Desenvolvimento Regional (IFDR), apresentam no edifício sede da CCDR Algarve, na Pontinha em Faro, a partir de 9 de Novembro e até 13 de Janeiro 2011, uma exposição dirigida ao público sobre as intervenções em curso em várias cidades do Algarve, apoiadas pelo FEDER.

A iniciativa intitulada «Algarve – Política de Cidades», desdobra-se em duas áreas: Regeneração Urbana e Competitividade e Inovação, onde são apresentados em destaque alguns dos projectos mais significativos em desenvolvimento nestas áreas.

Saber o que estão a fazer as autarquias de Loulé, Olhão e Tavira nas intervenções de Regeneração Urbana nos Centros Históricos, conhecer os projectos imateriais, as exposições temáticas da rede de museus, a programação cultural em rede , e mostrar o “status” dos projectos de modernização / simplificação administrativa autárquica, são os objectivos da exposição.

A entrada é livre e a inauguração realiza-se na terça-feira, dia 9 Novembro pelas 18 horas.

Regeneração Urbana
Depois de apresentadas e aprovadas as candidaturas incluídas nas parcerias para a Regeneração Urbana, os municípios e restantes parceiros estão a passar agora à fase de execução dos investimentos a desenvolver nos Centros Históricos de Loulé, Olhão e Tavira. Um dos primeiros investimentos a ser concluído é a renovação do Cineteatro de Loulé, que reabrirá as portas no início de 2011.

Rede de Museus «Algarve - Do Reino à Região»
Envolvendo os municípios do Algarve Central, mas também os municípios de Alcoutim, Castro Marim, Lagos, Silves, Portimão e V. Real de Santo António, a iniciativa “Algarve – Do Reino à Região” é um roteiro formado por 13 exposições e publicações que se articulam e completam, distribuídas pelos vários centros urbanos, numa cooperação pioneira entre autarquias, museus, instituições públicas e privadas, universidades, centros de investigação, especialistas e populações.

Rede Algarve Cultural – Programação Cultural em Rede
Integrando o Teatro das Figuras (Faro), o Centro Cultural de Lagos, o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão e o Centro Cultural António Aleixo (VRSA), o projecto Algarve Cultural – Programação em Rede, pretende articular a oferta cultural dos seus parceiros no domínio das artes de palco, combatendo as assimetrias existentes a este nível.

Modernização Administrativa – Simplex Autárquico
A ligação em rede das Lojas do Munícipe é um projecto supra municipal dos municípios do Algarve Central: Faro, Loulé, Olhão, S. Brás e Tavira. O projecto pretende ajudar as pessoas que trabalham num concelho e vivem noutro, a tratar durante o dia de assuntos relativos ao seu domicílio pessoal.

Através de fotografias, ilustrações e vídeos, podemos presenciar aexemplos de intervenções QREN que estão a ser realizadas de forma articulada pela Região.