Está aqui

Internacionalização é um objectivo estratégico para o Algarve

A Região do Algarve participa no maior evento europeu no domínio das políticas regionais que terá lugar em Bruxelas, de 8 a 11 de Outubro. Este ano, merece destaque a presença de 5 regiões portuguesas, entre elas o Algarve, reflectindo o empenho de Portugal em elevar o perfil da sua participação, já que a internacionalização é um objectivo estratégico e uma aposta clara para o período 2007-2013 (QREN).Para a Sessão de Abertura no dia 8 de Outubro, foi convidado como orador principal o Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, bem como o Ministro do Ambiente e Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia, que representará a Presidência da União Europeia (UE).

O maior evento de Política Regional de toda a UE reúne 212 regiões e cidades de toda a Europa, bem como cerca de 3000 peritos e decisores em matéria de políticas regionais. Nesta sua 5ª edição, o OPEN DAYS 2007, organizado pela Comissão Europeia e pelo Comité das Regiões, decorrerá durante a presidência portuguesa da União Europeia, tendo como tema "Making it happen: regions deliver growth and jobs". Durante 4 dias, a nova geração de programas da política de coesão, estará em análise em mais de 100 seminários e grupos de trabalho.

O evento constitui um espaço privilegiado para a afirmação de Portugal e das suas regiões, permitindo, através de acções de marketing territorial, uma demonstração das capacidades competitivas dos territórios portugueses, bem como uma troca de experiências com outras regiões, contribuindo para um aprofundamento da inserção das regiões portuguesas nas redes de conhecimento e competitividade à escala europeia.

A participação do Algarve, ocorre no âmbito de um conglomerado composto pelas regiões de Algarve, Lisboa, Sicília, Veneza e Ilhas Canárias, através da realização em Bruxelas de dois seminários:

Dia 9/10/2007 na sede da Representação Permanente de Portugal para a União Europeia subordinado ao tema: Ecossistemas aquáticos: Recursos para a competitividade regional (Water ecosystems: assets for regional attractiveness);

Dia 10/10/2007 no Gabinete do Governo das Ilhas Canárias, subordinado ao tema: Realce dos Clusters Turísticos: os desafios enfrentados pelas administrações na preservação da água e da cosrta (Enhancing tourism clusters: public bodies face the challenge of water and costal preservation);