Está aqui

Iniciativa JESSICA poderá financiar Reabilitação Urbana no Algarve

Separadores primários

“JESSICA_Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana” é o tema da apresentação de Nuno Vitorino integrada no Seminário "PO Algarve 21: Resultados e o novo instrumento da Política de Cidades”, que irá realizar-se dia 13 de Janeiro, em Faro.

São oradores João Faria e Macário Correia, presidentes da CCDR Algarve e da AMAL respectivamente, Nuno Vitorino, secretário-geral da Iniciativa JESSICA para Portugal, Pedro Couto do BEI, Banco Europeu de Investimento e Luís Gomes, presidente do Município de Vila Real de Santo António. 

Recorde-se que foram pré-seleccionadas em meados de Dezembro, as entidades que irão gerir os FDU Fundos de Desenvolvimento Urbano, estando as principais Instituições Financeiras incluídas neste lote. 

"O JESSICA substituiu o tradicional financiamento a fundo perdido. É uma mudança completa. É uma evidência das alterações estruturais na forma de financiamento das políticas públicas", afirma Nuno Vitorino. 

O PO Algarve 21 já aprovou um contributo de 5 milhões de euros de comparticipação constituído com recursos do Programa Operacional Regional do Algarve do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional). 

Durante a Sessão o PO Algarve 21, vai proceder a um balanço público da aplicação dos fundos comunitários na Região do Algarve, no âmbito do QREN, e irá apresentar os resultados da execução do Programa até ao final de 2010. 

Programa e intervenções da Sessão disponíveis aqui

Links:
Iniciativa JESSICA - Perguntas Frequentes
Nuno Vitorino, apresentação _ Lisboa, 16 Dezembro.