Está aqui

FUNDOS JESSICA

Separadores primários

2014 marca o terceiro ano completo de implementação efetiva da Iniciativa JESSICA em Portugal, um fundo que conta com 132,5 milhões de Euros de fundos públicos que mobilizaram uma capacidade de financiamento total da reabilitação e regeneração urbana superior a 300 milhões de euros.

O primeiro investimento foi aprovado em meados de 2012, tendo sido sucedido por um conjunto de novos projetos cujo ritmo e dispersão geográfica se tem acentuado nos últimos meses.

Foram assinados, entre janeiro e novembro de 2014, 51 novos contratos de financiamento no valor total de 88 milhões de Euros, mais do que duplicando o montante aplicado nos anos anteriores.

Em termos globais, foram financiados investimentos no valor global de 370 milhões de Euros, tendo o financiamento JESSICA contribuído com cerca de 160 milhões. De acordo com a estrutura de financiamento JESSICA, 50% do financiamento provém das verbas do Fundo, a que acrescem outros 50% mobilizados pelas entidades gestoras de Fundos de Desenvolvimento Urbano (BPI - Banco Português de Investimento, CGD - Caixa Geral de Depósitos e TdP - Turismo de Portugal).

Estes financiamentos traduzem-se numa alavancagem global superior a 4,5 vezes: por cada Euro público, os Fundos JESSICA asseguram 4,5 Euros de investimento.

Em termos regionais, os financiamentos JESSICA estão distribuídas nas seguintes proporções: 50% das verbas estão aplicadas no Norte, 20% no Centro, 12% em Lisboa, 12% no Alentejo e 7% no do Algarve. Esta alocação regional é proporcional ao contributo de cada região para o Fundo JESSICA Portugal.

As disponibilidades atuais para novos financiamentos ascendem ainda a 48,5 milhões de Euros, com a seguinte repartição regional: Norte - 20 M; Centro - 13 M ; Lisboa - 1 M; Alentejo - 13 M; Algarve - 1.5M.

Os projetos de investimento em carteira, que se encontram em análise, poderão comprometer a possibilidade de utilização das disponibilidades existentes.

Os pagamentos aos promotores de investimentos apoiados acompanham a respetiva execução, encontrando-se desembolsados cerca de 47% dos financiamentos contratos, no montante global de 75 milhões de euros.

Os investimentos financiados abrangem 41 Municípios; os seus promotores incluem entidades municipais, sem fins lucrativos e jovens empreendedores, bem como grupos nacionais e internacionais; os setores abrangidos incluem turismo, equipamentos sociais, comércio, saúde, educação, cultura, energia, mobilidade e indústria.

O emprego criado pelos investimentos financiados pelos Fundos JESSICA representa mais de 1.700 postos de trabalho diretos.