Está aqui

Fundo JESSICA disponibiliza 15 milhões de euros para investimento em reabilitação urbana no Algarve

Separadores primários

O Fundo JESSICA Portugal aumentou em 50% as verbas disponíveis para investimento em reabilitação urbana no Algarve. O montante é, neste momento, de 15 milhões de euros.

Desde 2010, quando a iniciativa JESSICA foi criada em Portugal, foram já aplicados 2,3 milhões na região algarvia, prevendo-se que este valor suba para os 10 milhões até ao final de 2013.

O investimento feito até agora traduziu-se na reabilitação e dinamização económica do centro histórico pombalino de Vila Real de Santo António, pela construção de um centro comercial a céu aberto, e no financiamento da construção de um parque de estacionamento com 459 lugares, em Albufeira.

A Iniciativa JESSICA foi lançada conjuntamente pela Comissão Europeia, pelo Banco Europeu de Investimento e pelo Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, e visa apoiar os Estados membros na utilização de mecanismos de engenharia financeira para financiamento de investimentos de reabilitação urbana. Em Portugal, o Fundo JESSICA disponibiliza 130 milhões de euros, tendo uma capacidade de investimento direto de 340 milhões de euros.

O investimento total do Fundo em Portugal, até 4 de Novembro de 2013, foi de 100 milhões de euros, estimando-se que chegue aos 128 milhões de euros até ao final do presente ano. Um investimento que permitiu financiar 36 projetos em 19 concelhos do país, criando 626 postos de trabalho diretos. As áreas de intervenção que mais têm recorrido ao Fundo são o Turismo, o Imobiliário, o Comércio e a Energia.

Os interessados em recorrer ao Fundo JESSICA no Algarve devem fazê-lo através do Turismo de Portugal, a entidade gestora de Fundos de Desenvolvimento Urbano para a Região.