Está aqui

Festa da Via Algarviana em Castro Marim

Separadores primários

A aldeia das Furnazinhas no interior de Castro Marim recebe este fim de semana 15 a 16 de Outubro a primeira edição da festa da Via Algarviana.

O evento pretende promover a autenticidade das gentes e tradições do interior algarvio” e envolver as aldeias do interior e a sua população nas atividades do projeto.

Percursos pedestres e de BTT, atividades de educação ambiental artes e ofícios dinamizados pelos artesãos da aldeia incluem o programa que inclui ainda um jantar convívio e uma tertúlia, onde os participantes poderão habilitar-se a uma estadia no Algarve, para duas pessoas. 

O projeto Via Algarviana II é um investimento de 1,4 milhões de euros, co-financiado em 950 mil euros pelo PO Algarve 21, os fundos europeus do QREN. A comparticipação Nacional é de 512 mil euros repartidos pela Almargem, autarquias e outros parceiros. 

Nesta segunda fase o projecto procura a sua consolidação após a aprovação da candidatura pela Comissão Directiva do PO Algarve 21 em Dezembro 2010. Para esta nova etapa, a Almargem e os municípios parceiros vão apostar em novos percursos temáticos, festas, reforço da sinalética e em mais infra-estruturas de apoio ao longo do percurso. Para além disso pretendem focar as suas atenções na implementação de um modelo sustentável para o Ecoturismo nas Áreas de baixa densidade do Algarve, que garanta o futuro. 

A Via Algarviana é um percurso pedestre e ciclável de longa distância (300km), classificado com Grande Rota (GR13). Inicia-se em Alcoutim, junto ao Guadiana, e termina no cabo de S. Vicente, em Vila do Bispo, passando pelas serras do Caldeirão e Monchique.

Por último, recorde-se que a sala de exposições da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve acolheu há um ano atrás a exposição de fotográfica “Via Algarviana - um olhar sobre os valores naturais e culturais“, uma fotoreportagem sobre a terceira travessia realizada em 2009. 

+ info em www.viaalgarviana.org
Inscrições e informações:
Tel. 289 412 959 
e-mail lbom@almargem.org