Está aqui

Empresas mostram resultados no encerramento do Made In Algarve

Separadores primários

Os debates “Made in Algarve” culminaram no dia 9 de maio – Dia da Europa com uma conferência no Teatro Municipal de Faro onde foram apresentadas as conclusões e revelados os resultados alavancados. O evento pretendeu mostrar boas práticas empresariais e evidenciar como foi investido o dinheiro e o que é que o Algarve fez bem no actual período de programação, 2007 – 2013.

Nos últimos seis anos, o Algarve, tendo um tecido industrial modesto quando comparado com a escala nacional, mostrou apesar de tudo, dinâmica e vigor nos seus projetos, disse o presidente da CCDR, Eng.º David Santos, no encerramento da iniciativa que só em Faro, mobilizou a atenção de mais de quinhentos participantes.

“Aprovámos 402 projetos nos Sistemas de Incentivos com um montante de investimento elegível de cerca de 191 M€ (representando cerca de 70 M€ de FEDER). Neste universo dos projetos 72% do investimento elegível está associado a projetos do setor do turismo, 15% associado aos serviços, 6% ligado ao comércio e apenas 5% ligados  à indústria.

Do investimento elegível, 73% teve a sua origem em micro e pequenas empresas, 12% nas médias empresas e 15% nas grandes empresas”, referiu o gestor. Por último, David Santos apelou às empresas que tentem orientar-se para aquilo que sabem fazer bem, fazendo “do velho novo”, no âmbito das candidaturas para o próximo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) 2014 – 2020.

O secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, que marcou também presença no encerramento e na inauguração da exposição desafiou os responsáveis do turismo a refletir sobre o que deve ou não deve ser feito para estimular o setor, e que nos devemos centrar na requalificação, sendo ainda necessário que o setor se centre em potenciar a procura.

A conferência no período da tarde arrancou com um painel sobre Empreendedorismo Jovem, depois subiram ao palco os vencedores do Concurso  “Ideias em Caixa 2014“, a que se seguiu um debate moderado pelo jornalista Ricardo Claro onde participaram os responsáveis da Rolear, Hubel e Zoomarine e o vice-presidente da CIP e presidente do NERA, Vítor Neto.

As comemorações do Dia da Europa 2014 foram promovidas pela CCDR Algarve em parceria com o PO Algarve 21 e contaram com os apoios do Município de Faro e do Centro Europe Direct do Algarve.

A exposição “Made in Algarve” inclui filmes, painéis e produtos de 30 projetos empresariais apoiados pelo QREN, estando agora exposta ao público, na CCDR Algarve, no Largo da Pontinha em Faro, até 9 de Julho.

Vídeo da sessão