Está aqui

CRESC ALGARVE 2020 abre avisos para projetos empresariais de interesse especial e de interesse estratégico - Regime Contratual de Investimento

Separadores primários

Foram ontem publicados dois concursos no Domínio da Competitividade e Internacionalização, no âmbito do sistema de incentivos à Inovação Produtiva e do sistema de incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, do Programa Operacional Regional CRESC ALGARVE 2020.

Estes concursos destinam-se a Projetos de Regime Contratual, considerados de interesse estratégico, ou de interesse especial para economia nacional ou regional pelo seu efeito estruturante no desenvolvimento e na internacionalização na economia.

O Aviso N.º 1 (Inovação Produtiva) tem por objetivo a concessão de apoios financeiros a projetos que contribuam para o aumento do investimento produtivo em atividades inovadoras, promovendo o incremento da produção transacionável e internacionalizável e a alteração do perfil produtivo do tecido económico nacional. Nestes projetos, é fundamental o efeito gerado sobre as PME.

Neste concurso enquadram-se Projetos de interesse especial  (custo total elegível igual ou superior a 25 milhões de euros) ou Projetos de interesse estratégico reconhecidos, a título excecional, por Despacho Conjunto dos membros do Governo responsáveis pelas áreas do Desenvolvimento Regional e da Economia, independentemente do seu custo total elegível.

Este Aviso dá particular enfoque à atração de IDE (Investimento Direto Estrangeiro) que traga vantagens e efeitos diretos sobre os fatores de competitividade nacional. 
 
O Aviso N.º 2 (Investigação e Desenvolvimento Tecnológico) tem por objetivo aumentar o investimento empresarial em I&I para promover o aumento das atividades económicas intensivas em conhecimento e a criação de valor baseada na inovação. São apoiados projetos especiais de I&I desenvolvidos por empresas, alinhados com os domínios prioritários da estratégia de investigação e inovação para uma especialização inteligente.

Neste concurso enquadram-se Projetos de interesse especial de I&D ( custo total elegível igual ou superior a 10 milhões de euros) ou Projetos de interesse estratégico de I&D – projetos que sejam considerados de interesse reconhecidos, por Despacho Conjunto dos membros do Governo responsáveis independentemente do seu custo total elegível.

As candidaturas de projetos inseridos nestes regimes são apresentadas em contínuo.

Para efeitos de apresentação de apresentação de candidaturas aos Avisos em causa aceda ao Balcão 2020.

Para mais informações contacte empresas.algarve2020@ccdr-alg.pt