4 de Agosto de 2010
Jubilado do IST desde 2000, o Prof. Costa Lobo, leccionou várias matérias ligadas ao domínio de Planeamento Regional e Urbano, fundou o Curso de Pós-Graduação em Planeamento Regional e Urbano, bem como o CESUR (Centro de Sistemas Urbanos e Regionais do Instituto Superior Técnico), onde tem desenvolvido actividades de investigação. Foi coordenador da Licenciatura em Engenharia do Território no Instituto Superior Técnico. Elaborou diversos estudos de planeamento regional e urbano em Portugal e no estrangeiro.
Fez parte do grupo fundador da Associação Internacional de Urbanistas, tendo sido igualmente seu Presidente. É membro da Direcção da Federação Internacional de Habitação, Urbanismo e Ordenamento do Território. É também fundador da Associação de Urbanistas Portugueses (inicialmente designada por Sociedade Portuguesa de Urbanistas) da qual é actualmente o Presidente. Sócio honorário do Royal Town Planning Institute e da Associação Espanhola de Técnicos Urbanistas e durante alguns anos Provedor do Ambiente e da Qualidade de Vida Urbana da cidade de Lisboa. Entre os muitos Planos que interveio, destacam-se os mais importantes: Plano de Coimbra, Plano de Salvaguarda e Valorização da Ajuda - Belém, Plano da Região do Porto, Directivas de Ordenamento Regional da Cantábria, Plano de Vilamoura, Plano do Seixal (e reconversão de áreas clandestinas), Plano de Recuperação do Caniço (Moçambique).
O “Café-Doglioni” é uma iniciativa da CCDR Algarve que conta, regularmente, com palestras de especialistas sobre temas de interesse regional, num ambiente de tertúlia ao fim da tarde, onde as pessoas podem discutir e alimentar o debate em torno de temas diversos de interesse público.
Neste sentido, convida-se o público em geral a participar nesta iniciativa que permite a troca de opiniões sobre os temas das palestras, com o objectivo de melhorar intervenções públicas em incidência na qualidade de vida dos residentes e na região. A entrada é livre.
O Ciclo conta com o apoio do PO Algarve 21 - QREN.