Está aqui

Conselho Regional do Algarve recebe Ministro Poiares Maduro

Separadores primários

O ministro do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, disse hoje, dia 17 fevereiro, em Faro. que o próximo quadro comunitário de apoio se enquadra numa politica mais ampla do Governo, no sentido de “ aprofundar a descentralização”.

O próximo quadro comunitário de apoio “é o mais descentralizado de sempre”, afirmou o governante, sustentando que “esse esforço de descentralização está visível no reforço dos programas operacionais regionais, incluindo do Algarve”.

Esta região tem “um reforço nas suas verbas de 82%” no próximo quadro comunitário, sublinhou Poiares Maduro, hoje, depois de ter participado, com o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Castro Almeida, numa reunião do Conselho Regional do Algarve, que serviu para explicar as linhas orientadoras do quadro comunitário de apoio para 2014 – 2020 e, onde a CCDR Algarve apresentou o ponto de situação da execução do Programa Operacional do Algarve (PO Algarve 21),  2007 – 2013.

Na sua intervenção ao Conselho Regional, o presidente da CCDR Algarve, Engº. David Santos, afirmou que “ o próximo quadro temos de fazer melhor o que fazemos bem, em particular na atividade turística e, fazer do “velho” novo, com enfoque na valorização dos recursos endógenos e na captura regional do valor acrescentado, preferencialmente com introdução do conhecimento qualificado”.

Durante a reunião foi eleito para Presidente do Conselho Regional do Algarve, o autarca  Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé e membro da AMAL. Recorde-se que o Conselho Regional do Algarve é um órgão consultivo, constituído por 16 presidentes de câmara do Algarve, por cerca de duas dezenas de organizações sociais, económicas, ambientais e científicas e por representantes dos serviços regionais de vários ministérios.