Está aqui

CCDR Algarve participa na Noite Europeia dos Investigadores 2012

Separadores primários

No próximo dia 28 de setembro realiza-se, pelo 4º ano consecutivo, a “Noite Europeia dos Investigadores 2012” (NEI2012), com lugar no Ria Shopping, em Olhão. A CCDR-Algarve associa-se, mais uma vez, a esta iniciativa através do Centro Europe Direct do Algarve, do Enterprise Europe Network e do PO Algarve 21.

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa da União Europeia realizada uma vez por ano e em simultâneo em mais de 200 cidades de 30 países da Europa. O evento é organizado, na nossa região, pela Universidade do Algarve, os Centros de Ciência Viva do Algarve e o Ria Shopping. Este acontecimento anual tem como objetivo aproximar o cidadão comum do mundo da ciência, proporcionando aos visitantes um maior contacto com laboratórios e centros de pesquisa, bem como acesso a informação sobre projetos e programas de investigação, com destaque para os que a União Europeia apoia.

O público poderá, ainda, contactar os cientistas presentes nas tertúlias e palestras das quais destacamos “O Forno solar" (Prof. Celestino Ruivo/UALG) e "As Lâmpadas LEDS: o que são?" (Eng. Miguel Mendonça/AREAL) e participar nas diversas atividades oferecidas no espaço dos expositores.

A participação da CCDR terá como tema " As energias renováveis no contexto europeu " sob o mote: " O saber não tem idade" associado à comemoração do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade Intergeracional. Para além de uma exposição de publicações, posters e fotografias de projectos co-financiados pela UE neste domínio serão propostas actividades práticas para todas as idades: cozinha solar, construção de uma "central eólica" (moinhos de vento), jogos e passatempos sobre o tema do ano europeu e sobre a Estratégia 2020 para o ambiente.

Na Noite Europeia dos Investigadores, todos podem ser cientistas!

Para mais informações consulte http://nei2012.eu/