Está aqui

CCDR acolhe especialistas para debater “Património e Território”

Separadores primários

foto

Qual o papel do Património no desenvolvimento regional e nacional, particularmente na sua relação com o território, com a vida económica e com a cidadania? Esta e outras perguntas serão tema de debate do seminário “Património e Território”, que vai realizar-se no dia 14 de fevereiro, às 9h30, no Auditório da CCDR Algarve, em Faro.

A iniciativa, organizada pela Universidade do Algarve, surge no âmbito de um estudo que a Universidade do Algarve está a realizar para a Secretaria de Estado da Cultura sobre Património e Território, no âmbito da preparação do Quadro Estratégico Europeu (2014-2020), com o qual se procura avaliar as carências de intervenção no património classificado sob gestão pública, assim como a importância que o património tem no desenvolvimento do território, na estruturação da oferta turística e na criação de emprego.

Com este seminário pretende-se, ainda, discutir e avaliar as práticas de investigação, monotorização e preservação do Património Classificado, bem como os problemas colocados pela sua gestão. A qualidade das intervenções e da discussão é garantida por um painel de ilustres especialistas, entre os quais António Lamas, presidente do Parque da Lua (Sintra), Alexandre Alves Costa, professor catedrático jubilado da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Ana Paula Amendoeira, da Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), Dália Paulo, antiga diretora regional de cultura do Algarve, e João Guerreiro, antigo reitor da UAlg.

A sessão de encerramento será presidida por Jorge Barreto Xavier, secretário de Estado da Cultura.  O seminário tem entrada gratuita, mas as inscrições devem ser formalizadas em:

https://docs.google.com/forms/d/1qGo3Nfu0bvx4gCsGGQH9kjuRqKvhqBthQb6vryNsEyw/viewform