Está aqui

Algarve discute o Turismo no horizonte 2014-2020 com regiões Europeias

Separadores primários

Vai ter lugar na CCDR Algarve em Faro, na tarde do próximo dia 4 de julho, um debate com Regiões Europeias, que tal como o Algarve apresentam forte especialização no sector Turístico.

O evento ocorre no âmbito da preparação do próximo período de programação 2014-2020, e visa discutir a abordagem da região ao desenvolvimento futuro dos seus setores, no contexto dos desafios colocados pelas orientações estratégicas do Crescimento Inteligente (RIS3).

Este encontro contará com as presenças do Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, do Gestor do PO Algarve 21, David Santos, e com um vasto leque de parceiros e especialistas de diferentes regiões Europeias, que irão contribuir para a discussão da temática, entre os quais o Prof. Philip Cooke, da Universidade de Cardiff, consultor da DG REGIO para o governo Português em Crescimento Inteligente (RIS3).

A estratégia de Especialização Inteligente, impõe a definição de um Plano Regional de Inovação, centrado nos resultados e na transferência de conhecimento para o mercado, reforçando a capacidade de captura de valor a partir dos recursos endógenos e de afirmação da notoriedade e competitividade da Região em termos internacionais, criando por esta via, postos de trabalho sustentáveis no tempo, e cada vez mais qualificados.

O Algarve, como principal Região Turística do país, com uma concentração da sua economia em torno do Cluster do Turismo e do Lazer, têm nesta matéria, que encontrar a capacidade adequada de forçar a relação e as interações da cadeia de valor dos setores tradicionais com a sua principal atividade, o Turismo.

O workshop do dia 4, centra-se nos mecanismos de formalização da relação entre o Turismo e os restantes setores, e nos caminhos seguidos por regiões com o mesmo tipo de concertação sectorial.

Na ocasião, serão apresentados projetos internacionais, nomeadamente na área das TIC’s, que irão contribuir para a discussão da temática.

Mais informação sobre a Plataforma RIS3 está disponível em http://s3platform.jrc.ec.europa.eu.

Inscrições e Programa aqui