Está aqui

1ª Feira da Dieta Mediterrânica – expressão de uma cultura partilhada

Separadores primários

A 1ª Feira da Dieta Mediterrânica, vai decorrer em Tavira de 6 a 8 de Setembro 2013, no âmbito da candidatura transnacional da Dieta Mediterrânica (DM) a Património Cultural Imaterial da Humanidade. Entre outros, a cultura, os patrimónios, os produtos da terra e do mar, a gastronomia e o artesanato vão estar em destaque.

Tavira foi a cidade escolhida para liderar em Portugal o processo desta candidatura apresentada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em Março de 2012. Como elemento importante da Plano de Salvaguarda da DM Tavira acolhe agora a feira, que os organizadores querem que seja uma mostra alargada deste património que partilhamos com os povos do Mediterrâneo.

A Comissão Organizadora, composta pelo Município de Tavira, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Turismo do Algarve, Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António e as Associações In Loco e Terras do Baixo Guadiana, realizaram a 29 de Agosto último uma conferência de imprensa de apresentação e divulgação da 1ª Feira da Dieta Mediterrânica. . Nessa conferência, segundo declarações prestadas pelo presidente da CCDR do Algarve, David Santos “está disponível uma verba de 300 mil euros do PO Algarve 21, a ser utilizada até 2015 pelo parceiros regionais para promover a DM na Feira e noutras iniciativas a realizar no âmbito do Plano de Salvaguarda no sentido de reforçar o envolvimento da população nos objectivos da candidatura.

A classificação deste património imaterial em Portugal abrirá, segundo David Santos, um vasto leque de oportunidades e de partilha deste património diversificado que é o “estilo de vida mediterrânico” entre os sete estados proponentes da candidatura salientando e criando sinergias entre as várias formas de expressão desta herança conjunta.

Ao longo dos três dias, a feira vai contar, com um mercado de produtores, passeios no território, colóquios, oficinas de gastronomia, degustações de produtos, música, ou exposições, entre outras actividades.

A inauguração da Feira da Dieta mediterrânica será na próxima sexta-feira, dia 6 pelas 18h00, sendo que nesse mesmo dia, pelas 19h00, a CCDR Algarve vai fazer o lançamento de uma nova edição do livro “Receitas Típicas das Aldeias do Algarve – à descoberta dos Sabores do Mediterrâneo, uma obra co-financiada pelo PO Algarve 21, sendo também organizadora, no sábado e no domingo (7 e 8-9), das oficinas de “recolha e selecção de sementes” e de “hortas sustentáveis em pequenos espaços”, conforme detalhe do programa..

A CCDR Algarve participa ainda no stand conjunto da Comissão Organizadora e disponibiliza para venda publicações centradas na temática do estilo de vida mediterrânico.

Programa completo aqui.

Outras noticias relacionadas com o PO Algarve 21  estão disponíveis na internet em www.poalgarve21.qren.pt